Como funciona a contemplação no consórcio

Preparamos este conteúdo para te mostrar como funciona a contemplação no consórcio e te explicar a razão de não haver garantia de contemplação imediata ou com data programada.

Afinal, fazer um consórcio visando a aquisição de bens e serviços é uma boa, principalmente por apresentar excelente custo benefício quando comparado a outras modalidades como financiamento e empréstimo, no entanto apresenta algumas peculiaridades como a contemplação por sorteio ou lance. Confira!

Afinal, como funciona a contemplação no consórcio?

A contemplação é definida mensalmente por meio da assembleia, momento em que a administradora de consórcio confere o saldo acumulado dentro do grupo em questão e assim define a quantidade de cotas que poderão ter acesso ao crédito no período.

É importante ressaltar que o saldo corresponde ao montante de parcelas pagas pelos consorciados, por isso é tão importante mantê-las em dia. 

No momento em que uma administradora de consórcio decide criar um novo grupo, ela considera um número limitado de cotas a serem contempladas por mês, de modo que haja saldo suficiente para contemplar todos consorciados até o final do prazo estabelecido em contrato.

Sendo assim, não há como garantir data de contemplação no consórcio, podendo esta ocorrer no início, decorrer ou ao final do plano.

Saiba mais sobre contemplação por sorteio

O sorteio é a forma de contemplação principal, presente desde os primórdios do consórcio, e como o próprio nome diz, para ser contemplado na assembleia do mês é preciso contar com a própria sorte, além de ser necessário que o grupo tenha uma boa saúde financeira, ou seja, é preciso haver saldo suficiente para que ocorra ao menos uma contemplação. Para participar dos sorteios, é necessário estar com as parcelas pagas em dia.

Saiba mais sobre contemplação por lances

Além da participação no sorteio, existe a possibilidade de ofertar lance livre ou lance fixo para tentar a contemplação. No lance livre o consorciado pode ofertar o valor que deseja, obedecendo as regras do grupo. No lance fixo consorciado pode ofertar um percentual do crédito definido pela administradora de consórcios.

O consorciado pode ainda optar por ofertar seu lance de maneira embutida, ou seja, parte do crédito contratado é utilizado para fazer o lance. Neste caso, quando o consorciado for contemplado irá receber a carta de crédito com valor do lance abatido dela.

O lance pode aumentar a possibilidade do consorciado ser contemplado, porém não é garantia de que ele será contemplado. A oferta de lance é sigilosa e a divulgação do lance vencedor só ocorre na assembleia.

Gostou deste artigo! Aproveite e se inscreva em nossa newsletter acessando este link.

Leia também

Crescimento do comércio eletrônico: como fica o consórcio nessa?...

Artigo assinado por Fernando Lamounier, CEO da Gruppi Nos últimos anos, o comércio eletrônico no ...

Posso utilizar o Consórcio para quitar um financiamento imobiliário?...

Se você possui um financiamento imobiliário e busca alternativas para quitá-lo, usar uma carta de...

Saiba como o IPVA é calculado e como deve ser pago...

Bom, que todos os anos você precisa pagar o IPVA do seu veículo, você já sabe, certo? E é preci...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar