A contabilidade mental no seu dia-a-dia

Calma. Não vá embora. Eu sei que te dá aflição só de escutar a palavra “contabilidade”. Mas me dá uma chance que o conteúdo de hoje não tem nada a ver com a contabilidade que te assusta.

A teoria da “contabilidade mental” foi explicada originalmente pelo Nobel de Economia (2017) Richard Thaler e explica basicamente como que nossos gastos são irracionais.

Thaler, que basicamente insistia que nós, seres humanos, não somos seres racionais, tomamos decisões que podem não fazer sentido se analisados 100% pelo viés financeiro, mas certamente são mais razoáveis quando entendemos que somos seres irracionais, emotivos e impulsivos.

Na prática, sabe como a gente pode usar a contabilidade mental na nossa vida? Thaler mesmo responde quando fala das “estratégias de auto controle” para lutar contra nossa irracionalidade.:

“Observe um jogador que tem a sorte de ganhar um bom dinheiro no começo da noite em um cassino. Talvez você o veja colocar o dinheiro que ganhou em um bolso e o dinheiro que levou para apostar (outra conta mental) em outro”

Em outras palavras, é o conceito de “etiquetar” o dinheiro. Ou seja, colocar um objetivo ou uma função para esse dinheiro e para isso você pode até guardar ele em um lugar fisicamente diferente. Quem aqui nunca teve a caixinha para as viagens, a caixinha para o casamento, etc…

Falando em “caixinhas” é o mesmo conceito que o Nubank utilizou para lançar a funcionalidade no seu App que se chama…..justamente “Caixinhas”. E aí, faz sentido para você guardar e “etiquetar” seu dinheiro para você se proteger da sua própria impulsividade?

Gostou deste artigo? Conta pra gente quais são as “etiquetas” que você coloca no seu dinheiro!

Até logo!

Leia também

Greve nos EUA e o consórcio: entenda o paralelo...

É possível traçar um paralelo entre a greve nos EUA e o consórcio. Antes disso, é bom contextua...

O consórcio como ferramenta para planejar e realizar sonhos em famíl...

Planejar e realizar sonhos em família é uma experiência única que tem o poder de unir ainda mais...

As redes sociais ensinam a economizar?...

O que antes era uma realidade pouco presente na vida das pessoas, hoje é algo indispensável. O ava...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar