O ex-Presidente dos Estados Unidos deveria trabalhar na Gruppi

Em 15 de março de 1962, o histórico presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy deu um discurso marcante em favor da proteção dos interesses dos consumidores. Numa época em que o marketing estava crescendo e ganhando importância nas grandes empresas americanas, algumas delas não tinham um mínimo de ética e responsabilidade e o cidadão “americano real” acabavam sendo manipulados sem qualquer chance de defesa.

O assunto estava tão em alta que o próprio presidente teve que se posicionar. Assim ele começou seu discurso:

“Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de ser protegidos contra propagandas e rótulos fraudulentos ou enganosos – o direito de ser protegidos contra medicamentos e outros produtos inseguros ou baratos – o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos.”

No Brasil, o marco regulatório é praticamente no mesmo dia. No caso, em 11 de Março de 1991 o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor e passou a regular de forma geral as relações de consumo.

No Sistema de Consórcio especificamente, o Banco Central recém instituiu a Resolução BCB n° 155, de 14 de Outubro de 2021 que trata dos princípios e procedimentos que as Administradoras devem adotar no relacionamento com seus usuários.

É nítido que o desenvolvimento de técnicas de marketing, vendas e negociações colocam os consumidores (todos nós) em desvantagem e por isso, as regulações são importantes para manter um campo justo e equilibrado entre as partes.

A Gruppi já nasceu com esse princípio em seu DNA. Além de prezar por informações claras e sem asteriscos ou letras pequenas, a empresa já nasceu com o foco de educar financeiramente seus clientes, parceiros e amigos, fazendo cursos, mentorias e palestras para centenas de pessoas todas as semanas.

John Kennedy seria muito bem vindo aqui. Mas certamente não precisaria se preocupar em fazer esse discurso.

Até logo!

Leia também

Você quer ser “criança em tempo integral”?...

Confesso que essa reportagem da CNN me pegou desprevenido. É tendência na China de jovens adultos ...

Afinal, como o novo arcabouço pode impactar a sua vida?...

Se você é assíduo nas redes sociais e acompanha o noticiário, provavelmente ouviu falar de um ta...

Black Friday 2023: Descontos Conscientes e Planejamento Financeiro...

A Black Friday de 2023 está se aproximando, e, com ela, a promessa de descontos tentadores que pode...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar