O ex-Presidente dos Estados Unidos deveria trabalhar na Gruppi

Em 15 de março de 1962, o histórico presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy deu um discurso marcante em favor da proteção dos interesses dos consumidores. Numa época em que o marketing estava crescendo e ganhando importância nas grandes empresas americanas, algumas delas não tinham um mínimo de ética e responsabilidade e o cidadão “americano real” acabavam sendo manipulados sem qualquer chance de defesa.

O assunto estava tão em alta que o próprio presidente teve que se posicionar. Assim ele começou seu discurso:

“Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de ser protegidos contra propagandas e rótulos fraudulentos ou enganosos – o direito de ser protegidos contra medicamentos e outros produtos inseguros ou baratos – o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos.”

No Brasil, o marco regulatório é praticamente no mesmo dia. No caso, em 11 de Março de 1991 o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor e passou a regular de forma geral as relações de consumo.

No Sistema de Consórcio especificamente, o Banco Central recém instituiu a Resolução BCB n° 155, de 14 de Outubro de 2021 que trata dos princípios e procedimentos que as Administradoras devem adotar no relacionamento com seus usuários.

É nítido que o desenvolvimento de técnicas de marketing, vendas e negociações colocam os consumidores (todos nós) em desvantagem e por isso, as regulações são importantes para manter um campo justo e equilibrado entre as partes.

A Gruppi já nasceu com esse princípio em seu DNA. Além de prezar por informações claras e sem asteriscos ou letras pequenas, a empresa já nasceu com o foco de educar financeiramente seus clientes, parceiros e amigos, fazendo cursos, mentorias e palestras para centenas de pessoas todas as semanas.

John Kennedy seria muito bem vindo aqui. Mas certamente não precisaria se preocupar em fazer esse discurso.

Até logo!

Leia também

Consórcio em 2025: O que esperar para os diferentes segmentos...

O ano de 2024 foi um ano muito positivo para o consórcio que apresentou um crescimento constante, r...

Oportunidades de Investimento: Redução de IPI e o Melhor Momento par...

Trocar ou adquirir o primeiro carro é o sonho de muitos brasileiros, mas nos últimos anos, o merca...

Consórcio não é coisa do passado: entenda o motivo...

Algumas vezes ouvimos por aí que o consórcio é ultrapassado, que ficou no século XX, dentre outr...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar