Em 2023, o consórcio de veículos pesados teve uma alta significativa no valor do crédito disponibilizado. De acordo com a ABAC, foram R$12,6 bilhões em créditos para a compra de veículos no segmento, ou seja, o crédito disponibilizado cresceu em 37,1% em relação ao ano de 2022.
Os dados não param por aí, só em 2023 o consórcio de veículos pesados teve mais de 310 mil novas adesões.
Mas afinal, o que se encaixa nesta categoria?
Por veículos pesados, falamos de tratores, caminhões, ônibus, vans e carretas. Mas o que surpreende é que a cada 3 consorciados, 2 optam por adquirir caminhões, divididos entre autônomos (44%) e empresas (56%).
Os números mostram não apenas o aumento da procura do transporte rodoviários de cargas, mas que o perfil de compradores amadureceu e tem planejado melhor a aquisição do seu bem.
A projeção para 2024 é o crescimento deste número que não deve cair pela baixa da taxa de juros, afinal, o consórcio tem se mostrado cada vez mais uma alternativa segura e acessível para quem deseja realizar sonhos.
Além de maior flexibilidade e planos com parcelas justas, o consórcio oferece a possibilidade de lance para quem tem pressa e a conquista do seu primeiro caminhão ou aumento de frota de forma planejada para quem precisa de cautela na hora de adquirir o bem.
Como funciona o Consórcio de Caminhões:
De acordo com as últimas pesquisas, o crédito médio é de R$180 mil, com 98 meses de prazo, mas é você quem determina o quanto e como quer adquirir.
O realmente importante na hora de contratar um plano de consórcio, seja de um caminhão ou qualquer outro bem é saber desde o início qual o valor, em média, do que você deseja comprar para facilitar na escolha do valor da carta de crédito e no número de parcelas que se encaixam à sua realidade.
Mas não se preocupe, você não precisa definir tudo sozinho, na Gruppi, nossos consultores acompanham desde o planejamento até a sua contemplação.
Sente que está na hora de comprar o seu caminhão ou renovar a sua frota? Simule agora com nosso time de consultores.
