Se você acompanha as nossas newsletters, possivelmente tem interesse em saber mais sobre educação financeira. Talvez você já possua suas reservas, tenha o hábito de planejar suas compras, tenha seu investimento, seu consórcio, etc. Por outro lado, pode ser que você ainda não saiba por onde começar.
A boa notícia é que com um pouco de paciência e muita disciplina você vai encontrar o seu caminho para lidar com dinheiro, por mais que isso possa parecer difícil. Você vai descobrir na prática e pode ser que erre no caminho, mas como falamos em uma das newsletters passadas erros podem se tornar aprendizados.
Existem alguns métodos como 50 – 30 – 20 e o método do envelope que funcionam como regras práticas sobre como dividir a renda mensal. Para algumas pessoas tais métodos serão suficientes, para outras não. Caso você já tenha experimentado dividir seu orçamento de umas dessas maneiras e não tenha se adaptado, não se preocupe, tem solução.
Saiba que mais importante que seguir uma regra criada por outra pessoa, é encontrar a sua própria regra. Se você possui uma renda confortável, pode considerar destinar mais para poupar e investir. Se você possui uma renda menor, pode considerar fazer ajustes nos gastos com lazer, por exemplo.
Ajustes ao longo do tempo podem acontecer, desde que a disciplina de planejar suas finanças se mantenha mês a mês. E tudo isso só faz sentido se você começar.
Gostou deste artigo? Mande para aquelas pessoas que você sabe que também vão aproveitar as dicas.
Até logo!