O Brasil é um dos países com menor participação das pessoas no mercado financeiro (ações e derivativos), representando apenas 2% da sua população, segundo matéria do Nord Insider.
Por outro lado…
57% da população dos Estados Unidos investe;
Na Inglaterra, 30% da população faz investimentos;
E na China, que é uma das maiores populações do mundo, 15% da população participa do mercado financeiro.
Logicamente, esse dado reflete a tardia emancipação financeira do cidadão brasileiro mas, ao mesmo tempo, não deve ser analisada apenas pela ótica negativa.
Por que isso pode ser um bom sinal? 🤔
A resposta é…
Fazer investimentos de risco, sem efetivamente saber como funciona, não é sinônimo de sucesso econômico e entendimento sobre educação financeira.
Pelo contrário, isso pode resultar na catástrofe financeira de famílias “reais”, que tem suado dinheiro contado para suas contas no final do mês.
Quem leva a melhor nessa é o consórcio, afinal são 9,44 milhões de participantes ativos, conforme os dados de Abril de 2023 apresentados pela ABAC:
nvestir em um consórcio pode não ser considerado um investimento financeiro, mas é definitivamente um investimento econômico.
Um investimento no qual mais de 9 milhões de consorciados confiam na hora de construir patrimônio.
Se você chegou até aqui provavelmente tem interesse em aprofundar seus conhecimentos, que tal acompanhar os artigos do nosso site?
Ah, se ainda não se inscreveu para receber nossos conteúdos, pode se inscrever por aqui.
Por hoje é isso!
Até a próxima!