Bom, que todos os anos você precisa pagar o IPVA do seu veículo, você já sabe, certo? E é preciso estar financeiramente preparado para isso com um planejamento que não te traga surpresas.
Mas sempre ficam algumas dúvidas sobre como o IPVA é calculado e como você pode pagar. Nós resolvemos simplificar para você!
Abaixo separamos algumas dicas para você calcular o seu IPVA e as formas de pagamento:
Pesquise o valor da alíquota: cada estado possui uma alíquota própria que varia de acordo com o tipo de veículo e sua categoria. Esse dado pode ser facilmente encontrado no Google.
Calcule o IPVA: depois de descobrir o valor da alíquota, você pode calcular o valor do IPVA multiplicando a alíquota pelo valor do veículo de acordo com a Tabela FIPE.
Verifique se você se encaixa na isenção: algumas pessoas têm direito à isenção do IPVA, são elas: Taxistas e profissionais de mototáxi, Empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano, Motoristas de vans escolares, Proprietários de máquinas agrícolas e Pessoas com deficiência.
Confira os descontos e benefícios: em caso de pagamentos antecipados ou à vista, alguns Estados podem dar desconto, mas é preciso conferir o prazo para não perder o benefício. Em alguns casos, também é possível parcelar o pagamento do IPVA mas é importante atentar-se às multas e juros.
Calcular o seu IPVA é a melhor maneira de se planejar financeiramente e nós da Gruppi estamos sempre planejando o futuro ao seu lado.
Se você está pensando em trocar sua moto, carro ou caminhão, entre em contato com nosso time e simule o seu consórcio. Essa pode ser a oportunidade que você esperava para planejar a conquista do seu sonho!