Em 15 de março de 1962, o histórico presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy deu um discurso marcante em favor da proteção dos interesses dos consumidores. Numa época em que o marketing estava crescendo e ganhando importância nas grandes empresas americanas, algumas delas não tinham um mínimo de ética e responsabilidade e o cidadão “americano real” acabavam sendo manipulados sem qualquer chance de defesa.
O assunto estava tão em alta que o próprio presidente teve que se posicionar. Assim ele começou seu discurso:
“Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de ser protegidos contra propagandas e rótulos fraudulentos ou enganosos – o direito de ser protegidos contra medicamentos e outros produtos inseguros ou baratos – o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos.”
No Brasil, o marco regulatório é praticamente no mesmo dia. No caso, em 11 de Março de 1991 o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor e passou a regular de forma geral as relações de consumo.
No Sistema de Consórcio especificamente, o Banco Central recém instituiu a Resolução BCB n° 155, de 14 de Outubro de 2021 que trata dos princípios e procedimentos que as Administradoras devem adotar no relacionamento com seus usuários.
É nítido que o desenvolvimento de técnicas de marketing, vendas e negociações colocam os consumidores (todos nós) em desvantagem e por isso, as regulações são importantes para manter um campo justo e equilibrado entre as partes.
A Gruppi já nasceu com esse princípio em seu DNA. Além de prezar por informações claras e sem asteriscos ou letras pequenas, a empresa já nasceu com o foco de educar financeiramente seus clientes, parceiros e amigos, fazendo cursos, mentorias e palestras para centenas de pessoas todas as semanas.
John Kennedy seria muito bem vindo aqui. Mas certamente não precisaria se preocupar em fazer esse discurso.
Até logo!