Você deve ter visto nas redes sociais um vídeo no qual Pablo Marçal fala sobre consórcio: “O financiamento mais barato que existe”.
Primeiro é importante explicar quem é esse influenciador. Empresário, investidor e escritor, Pablo Marçal tem 35 anos e acumula um patrimônio bilionário e 3,6 milhões de seguidores somados no Instagram e YouTube. Teve até uma pequena polêmica no Fantástico há alguns anos. Posteriormente, teve até uma pré-candidatura para a Presidência da República em 2022.
Bom, em meio a tantos números, empreendimentos e polêmicas, fica muito claro que ele é uma pessoa que efetivamente tem alcance com suas palavras.
Dito isso, é interessante observar o movimento nas redes sociais em favor do Consórcio que tem acontecido nos últimos anos. São diversos influenciadores, grandes ou pequenos, que estão agora falando cada vez mais sobre o Sistema de Consórcios. Até mesmo a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio) começou uma série de Podcasts com influenciadores de outros segmentos para aproximar o conteúdo de educação financeira, construção de patrimônio e Consórcio do “brasileiro real”.
Veja por exemplo esse dado do Google, de 2006 até 2023:

É nítida a evolução do nível de interesse nas buscas sobre o Consórcio ao longo dos últimos anos. Apesar de uma queda entre os anos de 2010 e 2016, os últimos 3 anos foram especialmente relevantes no interesse das pessoas pelo sistema. Tais dados são também corroborados pelo número de clientes ativos do Sistema que bate recordes e, hoje, chega a mais de 9 milhões de consorciados.
A fala do Pablo Marçal, portanto, é sintomática de um resultado de longo prazo construído por toda a “comunidade consorceira” de desmistificar o uso do consórcio para o alcance dos objetivos pessoais do cliente, sem onerar seu futuro em juros a perder de vista.
Gostou deste artigo? Mande para aquelas pessoas que você sabe que também vão aproveitar as dicas.
Até logo!