A relação entre o Banco Central e os consórcios

Talvez você já saiba que o Banco Central do Brasil é responsável por regular e supervisionar o sistema financeiro do nosso país. É o órgão que garante o poder de compra da moeda nacional e executa as orientações do Conselho Monetário Nacional. O BC emite cédulas e moedas, executa o controle do crédito e gerencia o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Mas qual é a ligação do Banco Central com os consórcios disponíveis no mercado? Preparamos este breve artigo para explicar a importância dessa ligação. Confere aí!

Como essa relação funciona na prática?

Em fevereiro de 2009, a Lei n.º 11.795 entrou em vigor para tornar o Banco Central a autoridade responsável pela normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do Sistema de Consórcios. Com isso, o BC autoriza e fiscaliza as instituições financeiras e as administradoras de consórcios.

Como o consórcio é uma modalidade de compra entre um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo — adquirir um bem ou serviço —, esses grupos são organizados por empresas administradoras de consórcios; mas só empresas autorizadas e reguladas pelo Banco Central podem atuar no mercado financeiro. Caso a empresa não siga regras, normas e requisitos de capital mínimo, governança corporativa e transparência nas informações prestadas aos consorciados, não estará apta a oferecer seus serviços.

Como escolher a empresa certa para o seu consórcio?

O primeiro passo para evitar golpes é escolher uma administradora que tenha autorização do Banco Central para oferecer esse serviço. Sem isso não há consórcio. Uma pesquisa sobre a administradora escolhida é fundamental, pois planos, contratos, direitos e cláusulas precisam ser de fácil entendimento, assim como o prazo de duração do consórcio, o número de parcelas e de pessoas no grupo, os valores, a taxa de administração do consórcio e as condições de pagamento.

Muito atuante na proteção dos interesses dos consorciados, o Banco Central também trabalha na defesa dos direitos de quem contrata um consórcio, recebe reclamações e/ou denúncias e orienta os consumidores sobre seus direitos. Caso haja alguma irregularidade ou o descumprimento de normas, o BC pode punir as administradoras com multas ou suspensão de atividades.

Agora que você já entendeu a importância do Banco Central na relação com os consórcios, escolha uma empresa que tenha autorização da instituição para exercer suas funções no mercado financeiro.

O consórcio é uma alternativa acessível para realizar os seus sonhos. Mas, para trilhar o caminho certo, é sempre bom falar com quem tem experiência no mercado. Por isso, a Gruppi sempre disponibilizará artigos, e-books e cursos para que você tenha controle do seu futuro. Gostou do conteúdo? Então venha fazer parte do grupo dos que fazem!

Leia também

Crescimento do comércio eletrônico: como fica o consórcio nessa?...

Artigo assinado por Fernando Lamounier, CEO da Gruppi Nos últimos anos, o comércio eletrônico no ...

Comece o ano planejando a sua próxima viagem...

Se tem uma coisa que o início de ano traz são as novas metas e também o desejo de cumprir com aqu...

A maior agrishow de todos os tempos...

Há um mês aconteceu a 28ª edição da Agrishow, mais precisamente do dia 1 ao dia 5 de maio, e a&...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar