Afinal, como funciona o consórcio?

Se você chegou até aqui certamente quer saber como funciona o consórcio. Talvez você até saiba uma coisa ou outra, mas sente falta daquele resumão, correto? Então aproveite cada parágrafo abaixo para tirar as suas dúvidas.

Começando do zero: o que é consórcio

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas com o objetivo de adquirir algum bem ou serviço e que para isso formam uma poupança em grupo, na qual adquirem cotas, de modo que a cada mês uma ou mais pessoas consigam atingir seus objetivos, mediante sorteio ou oferta de lance.

Vale ressaltar que a criação desses grupos deve ser feita por meio de uma administradora de consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB). E a venda das cotas de consórcio podem acontecer por meio de representações das administradoras, como a Gruppi.

Algumas características do consórcio fazem dele uma excelente opção para pessoas que buscam construir patrimônio e realizar sonhos sem imediatismo, como a possibilidade de parcelar todo o valor do crédito, a possibilidade de negociar o preço do bem ou serviço na hora de utilizar a carta de crédito, entre outras.

O consórcio na prática

Durante muito tempo para se fazer um consórcio era necessário ir até alguma representação, encontrar presencialmente um vendedor ou ir a algum banco ou montadora de veículos. Hoje em dia já é possível fazer isso sem sair de casa, afinal o consórcio se modernizou e entrou pro mundo online.

Quando uma pessoa decide fazer um consórcio ela deve estar ciente de seu funcionamento, especialmente no que diz respeito à utilização do crédito ( que não é imediata), afinal a contemplação pode acontecer no início, decorrer ou ao final do prazo contratado. E qual é esse prazo? Isso vai depender do grupo, valor de crédito, dentre outros critérios definidos pela administradora.

Acompanhe o passo-a-passo abaixo para entender melhor como funciona consórcio na prática:

  1. Escolha o tipo de consórcio: veículos, imóveis ou serviços; 
  2. Defina o valor de carta crédito que irá contratar; 
  3. Leia atentamente o contrato antes assiná-lo e/ou dar aceite nos termos;
  4. Pague o valor da primeira parcela;
  5. Mantenha o pagamento das demais em dia para participar das assembleias;
  6. Caso opte por efetuar lance, realize o pagamento para validá-lo em caso de contemplação;
  7. Caso não queira efetuar um lance, basta acompanhar as assembleias para saber se teve sua cota contemplada;
  8. Após a contemplação (que pode acontecer a qualquer momento) entre em contato com a administradora para entregar toda a documentação necessária para utilizar sua carta de crédito.

Ah, vale lembrar que a administradora fará o pagamento do seu bem ou serviço, mas a negociação fica por sua conta. Ou seja, você tem autonomia de escolher onde vai realizar sua compra.

Gostou deste artigo? Aproveite para acessar os demais conteúdos do blog, te recomendo que leia o artigo Casa própria: sonho distante ou realidade

Leia também

Compra de carros seminovos: o que devo me atentar para fazer uma boa e...

A opção pelo carro seminovo tem sido cada vez mais comum. De acordo com dados da FENAUTO, entre ja...

Qual a relação da Selic com as ofertas de lance?...

O Comitê de Política Monetária (COPOM) divulgou em 2 de agosto um corte de 0,5 pontos percen...

Agrishow 2024: Explorando a Inovação no Agronegócio...

Nos últimos dias 29 de abril a 03 de maio, aconteceu o Agrishow, um evento voltado para a expansão...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar