Veja o que compõe a parcela do consórcio

Uma das principais vantagens do consórcio é que não tem cobrança de juros em suas parcelas, exceto nos casos em que elas estão atrasadas. Por isso é tido como uma modalidade de compra econômica.  Por outro lado, a parcela do consórcio não é composta somente pelo valor da carta de crédito dividida pelo plano de duração do consórcio.

Além do fundo comum, a parcela do consórcio pode ser composta por outros itens, como: taxa de administração, e eventualmente fundo de reserva e/ou seguros. Ficou confuso com estes termos? Acompanhe o artigo que a gente vai explicar do que cada um deles se trata!

Fundo comum

De maneira simples é possível dizer que o fundo comum corresponde ao valor necessário para comprar o bem ou realizar o serviço, diluído ao longo dos meses de duração do plano do consórcio.

Esse valor vai para a poupança comum do grupo e quando somado ao fundo comum das parcelas dos demais consorciados, possibilita as contemplações do mês.

Taxa de administração

A taxa de administração é um valor cobrado pelas administradoras para abrir e gerir os grupos de consórcio, este valor é diluído nas parcelas e é cobrado como um percentual em relação ao valor da carta de crédito contratada.

Seguro

O seguro pode ser optativo ou obrigatório de acordo com o grupo e com a administradora. Uma das grandes vantagens é que ele traz tranquilidade para o consorciado e para sua família, caso aconteça algo inesperado.

Cada seguradora apresenta um tipo cobertura, sendo que as mais comuns são com relação à falecimento e parcelas em atraso. Entretanto é recomendável perguntar à administradora para saber o que será coberto pelo seguro do seu plano de consórcio.

Fundo de reserva

Assim como o seguro, o fundo de reserva pode ser optativo ou obrigatório de acordo com o grupo e com a administradora.

Por meio do fundo de reserva é possível manter o funcionamento do grupo de modo que todos os consorciados tenham a chance de serem contemplados, mesmo quando houver casos de inadimplência. Ao final do grupo, os consorciados recebem de maneira proporcional o que restou do fundo reserva.

Reajustes

O consórcio é um meio de aquisição de bens e serviços com planejamento e condições adequadas ao bolso do cliente que não precisam arcar com altas taxas de juros.

Devido às características do consórcio não há como garantir contemplação imediata, portanto é importante que a carta de crédito contratada não perca seu valor com o passar do tempo, por isso as parcelas podem sofrer reajustes de modo a manter o mesmo poder de compra da carta de crédito.

Isso impede desigualdades, evitando que os primeiros contemplados tenham vantagem em relação aos demais.

Agora que você já sabe o que compõe a parcela do consórcio é hora de se aprofundar e conhecer outras informações: dê uma olhada nos artigos recomendados que estão nesta página.

Leia também

Dicas de Negociação na Compra de Imóveis por Consórcio...

Ao ser contemplado e receber sua carta de crédito você tem um grande tesouro nas mãos: o poder de...

Você investiria em Vinhos, Obras de Arte ou Letras de Música? E em c...

No mundo das finanças, o paradigma está mudando *Artigo escrito por Fernando Lamounier, CEO da Gru...

Onde você quer estar em 2030?

Artigo assinado por Fernando Lamounier, CEO da Gruppi Quem nunca fez planos de futuro, principalment...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar