Dicas para te ajudar na hora de escolher um consórcio

O consórcio é uma das melhores maneiras de planejar o futuro e para que isso aconteça do melhor jeito possível é preciso ficar atento a alguns pontos. Pensando nisso, criamos este artigo que vai te dar dicas para escolher um consórcio. Acompanhe!

Antes de escolher um consórcio, avalie os seguintes pontos

  • Embora não haja juros nas parcelas, como no empréstimo ou financiamento, o consórcio possui taxa de administração, que é um valor cobrado mensalmente junto às parcelas.
  • Outro ponto importante a ser considerado é a capacidade de pagamento das parcelas durante todo o período, sendo necessário manter uma boa organização financeira. Afinal, trata-se de uma programação de médio ou longo prazo, que pode variar de acordo com o tipo de bem ou serviço a ser conquistado; 
  • É fundamental pesquisar a reputação da empresa responsável por vender o consórcio e também da administradora e procurar saber se o plano oferecido te atende ;
  • Procure informações sobre as possibilidade de oferta de lance e veja se vale a pena juntar um dinheiro para ofertá-los visando antecipar sua contemplação. 

Saiba mais sobre contemplações na hora de escolher um consórcio

Existem duas formas de contemplação, lance e sorteio, sendo que em ambos os casos não há como garantir uma data prévia ou imediata, já que as contemplações podem se dar no início, decorrer ou ao final do plano adquirido.

No entanto, a oferta de lance oferece uma chance a mais de ser contemplado em uma determinada assembleia. Funciona assim: caso haja saldo no grupo, os consorciados podem ofertar lances e aquele que tiver o maior percentual será o lance contemplado.

Os lances são ofertados por meio de capital próprio dos consorciados e em alguns casos é possível destinar parte do valor da própria carta de crédito para realizar a oferta, diferencial conhecido como lance embutido.

Agora que você já sabe como escolher um consórcio…

Lembre-se que é importante conferir se a administradora de consórcios escolhida é fiscalizada e autorizada pelo Banco Central, e caso a empresa seja uma representação ou uma parceira, é importante saber se é autorizada pela administradora em questão

O consórcio é indicado para quem não tem pressa e deseja planejar aquisições com o melhor custo benefício pensando no futuro.
Gostou destas dicas? Se inscreva na nossa newsletter, vamos adorar conversar com você por lá!

Leia também

A relação entre o Banco Central e os consórcios...

Talvez você já saiba que o Banco Central do Brasil é responsável por regular e supervisionar o s...

Saiba como o IPVA é calculado e como deve ser pago...

Bom, que todos os anos você precisa pagar o IPVA do seu veículo, você já sabe, certo? E é preci...

Oferta de lance: uma maneira de antecipar a contemplação...

Antecipar a contemplação no consórcio por meio da oferta de lance é uma excelente estratégia, e...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar