Método envelope: descubra o seu jeito de lidar com dinheiro

Este artigo é para você que já tentou de todas as formas juntar dinheiro e, em certo ponto do processo, falhou. Educação financeira requer disciplina, e se as ferramentas disponíveis no mercado não estão ajudando, talvez juntar dinheiro “à moda antiga”, com o método envelope, possa resolver o seu problema.

Muitas pessoas optam por gerenciar sua vida financeira por meios digitais; outras, com papel, caneta e envelopes. Sim, envelopes! Para isso, é necessário ter uma visão clara do seu orçamento, das suas prioridades financeiras, da sua renda e dos seus gastos mensais.

O que é o método envelope?

Quem não deseja controlar seu orçamento e juntar dinheiro todo mês? E, mais do que isso, ver esse dinheiro render por conta de um investimento? O método envelope é uma prática simples para que isso aconteça. Quem utiliza esse método tem alguns hábitos:

  • separar um envelope para cada categoria de despesas;
  • separar um envelope para os gastos essenciais;
  • distribuir a renda mensal entre os envelopes usando dinheiro em espécie.

É como se tudo que diz respeito a educação financeira fosse organizado separadamente em envelopes: há o envelope da água, da luz, do gás, da alimentação, do lazer, do investimento, entre outros.

O método do envelope é uma prática que ajuda na organização financeira das pessoas, pois, quando lidamos com cédulas e moedas em espécie, gastamos menos dinheiro — ou, pelo menos, pensamos duas vezes antes de gastar. O cartão de crédito e os avanços digitais facilitam os gastos; por isso, muitas vezes a fatura do cartão vira uma bola de neve.

5 dicas para colocar o método envelope em prática:

  1. Crie um orçamento ou uma planilha para visualizar sua renda, suas metas e suas despesas com lazer, alimentação, moradia e transporte, entre outras. Separe um envelope para cada uma dessas despesas;
  2. Evite dívidas desnecessárias: faça compras conscientes e esteja atento às tentações do cartão de crédito;
  3. Pense no lucro em longo prazo e invista seu dinheiro com inteligência;
  4. Tenha disciplina para lidar com as suas metas financeiras como prioridade;
  5. Busque conhecimento sobre finanças pessoais: isso ajudará você na hora de tomar decisões sobre o seu futuro.

Vantagens e desvantagens da técnica dos envelopes

Para quem prefere lidar com o dinheiro em espécie, o método do envelope é a escolha certa. Quem precisa de regras mais rígidas para manter a educação financeira na linha também pode achar nos envelopes uma boa alternativa.

A desvantagem dos envelopes nos dias de hoje é que a sociedade se acostumou com a facilidade que  a tecnologia oferece. Ir ao banco para pagar uma conta, por exemplo, é algo que a maioria das pessoas deixou de lado, pois com o pagamento digital é possível fazer isso em alguns segundos pelo celular. Até por segurança, os cartões de crédito e de débito se tornaram companhias diárias da população.

Quando falamos em consórcio, seja ele qual for, a técnica do envelope também pode funcionar perfeitamente. Como o consorciado sabe exatamente que valor pagará nas parcelas mensais (com juro zero), é só usar um envelope para guardar esse dinheiro. No mês em que desejar fazer um lance para ter mais chances de ser contemplado, outro envelope será usado.

No digital ou à moda antiga, quem opta por um consórcio ganha de todas as formas, já que é preciso ter um planejamento financeiro cuidadoso e metas de economia.

Se você leu até aqui e deseja dar um passo além para concretizar seus sonhos, saiba que o consórcio é uma alternativa acessível para essa realização pessoal. Mas, para trilhar o caminho certo, é sempre bom falar com quem tem experiência no mercado. Por isso, a Gruppi sempre disponibilizará artigos, e-books e cursos para que você tenha controle do seu futuro. Venha fazer parte do grupo dos que fazem!

Leia também

Pagar para receber salário? Entenda o adiantamento salarial...

Você pagaria para receber o seu próprio salário? Parece loucura, mas isso está acontecendo. Leia...

Olhar para os erros financeiros como aprendizado...

O mercado financeiro é atraente. A ideia de “deixar o dinheiro trabalhar para você” é sedutor...

Os grandes influenciadores se rendem ao Consórcio...

Você deve ter visto nas redes sociais um vídeo no qual Pablo Marçal fala sobre consórc...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar