Educação financeira: você se preocupa com seus gastos com lazer?

Quando o assunto é dinheiro, todos nós sabemos onde o calo aperta. Mas e quando falamos de educação financeira: que ideia você tem sobre esse processo? Será que isso realmente funciona na prática ou é papo furado?

Preparamos este artigo para mostrar a você a importância da educação financeira na vida de qualquer pessoa — inclusive na sua.

O que é educação financeira?

Muitas pessoas vivem em uma bola de neve para pagar as contas e a fatura do cartão de crédito, como se isso que acontece todos os meses já fosse algo automático. Além do fato de que todos precisamos aprender sobre educação financeira, ela deveria ser ensinada desde sempre para a população.

Educação financeira é uma maneira de obter conhecimento para lidar com o dinheiro de uma forma eficiente e inteligente. Quando uma pessoa entende quais ferramentas são importantes para isso e como usá-las, as práticas que levam a um uso mais responsável dos recursos financeiros se tornam reais.

Não há chance alguma desse aprendizado trazer prejuízos financeiros ou pessoais. Muito pelo contrário: a educação financeira contribui para que as pessoas tenham uma vida saudável e equilibrada. Imprevistos acontecem a todo tempo, mas são mais rotineiros na vida de quem não se preocupa com o amanhã.

Você se preocupa com os seus gastos com lazer?

Hoje você apenas paga as contas ou consegue guardar e/ou investir o seu dinheiro? Quanto você valoriza financeiramente os momentos de lazer? A educação financeira pode ser uma ferramenta essencial para o equilíbrio e a responsabilidade financeira que envolvem esses gastos. Por isso, a Gruppi separou cinco dicas para você não abrir mão desses momentos, mas usufruir deles com consciência e qualidade.

  • Crie uma planilha para visualizar as necessidades básicas do mês, suas metas financeiras e o que será destinado ao lazer;
  • Para evitar gastos desnecessários, coloque na balança o que tem relevância para você;
  • Planeje os momentos de lazer com antecedência. Isso fará com que você não tenha gastos impulsivos que excederão o seu orçamento;
  • Busque maneiras de economizar. Ao final, o sacrifício diário compensa;
  • Esteja atento a promoções e cultive hobbies econômicos e/ou gratuitos.

Como estudar educação financeira?

Só acha que guardar dinheiro é besteira quem não foi demitido de uma hora pra outra ou não teve um gasto emergencial com saúde, por exemplo, e não sabia como resolver. A educação financeira pode tirar você até de um possível endividamento. E não estamos falando de milhões, nem de pessoas ricas: estamos falando de investimento econômico, que se encaixa no padrão de vida de qualquer um.

Se você chegou até aqui e o seu objetivo é melhorar a sua vida financeira ou até mesmo a da sua empresa, clique aqui e conheça um curso oferecido pela Gruppi que vai mudar seus hábitos financeiros.

Consultores especializados estão à disposição para orientar você como gerenciar o seu dinheiro com qualidade e rendimento. Na mudança do presente, a gente molda o futuro.

Leia também

Vantagens e desvantagens: carro novo ou usado...

A hora de escolher qual veículo comprar pode vir acompanhada de muitas dúvidas, por exemplo: É me...

Consórcio não é coisa do passado: entenda o motivo...

Algumas vezes ouvimos por aí que o consórcio é ultrapassado, que ficou no século XX, dentre outr...

Consórcio: Uma Ferramenta Estratégica para Construir Patrimônio em ...

O Brasil enfrenta desafios significativos em relação ao bem-estar financeiro, como evidenciado pel...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar