Selic alta? Saiba como utilizá-la a seu favor!

A taxa Selic subiu novamente e para muitas pessoas isso pode representar uma preocupação com o impacto na liberação de crédito e nos investimentos. Mas você sabia que esse cenário pode ser uma oportunidade?

Existe uma alternativa para você que deseja adquirir um carro, imóvel ou outro bem de alto valor para continuar aumentando seu patrimônio sem perder dinheiro no meio do caminho.

Mas antes, vamos contextualizar melhor…

O que é a Selic e como ela impacta o mercado financeiro?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central. Ela influencia diretamente todas as outras taxas de juros, como as de empréstimos, financiamentos e até investimentos em renda fixa.

Quando a Selic sobe, o crédito fica mais caro, dificultando o acesso a financiamentos, já que as parcelas aumentam. 

Alguns impactos da Selic em alta:

✔️ Financiamentos mais caros – Bancos aumentam as taxas de juros, tornando os financiamentos mais pesados no bolso.
✔️ Desaceleração do consumo – Menos pessoas pegam empréstimos devido ao alto custo do crédito.
✔️ Valorização de bens – Imóveis e veículos podem sofrer ajustes de preço, tornando a compra um bom investimento.

Qual a melhor opção para adquirir bens diante dessa alta?

Diante do aumento dos juros, quem financia um bem pode acabar pagando o dobro ou até o triplo do valor original. O consórcio, por outro lado, não cobra juros, apenas uma taxa de administração, o que faz toda a diferença no custo final.

Ou seja, enquanto o financiamento se torna mais caro com a alta da Selic, o consórcio continua acessível e previsível para quem deseja realizar sonhos e para quem deseja investir na construção do seu patrimônio!

Além disso: “Com a Selic em alta, quem contempla e não resgata o crédito de imediato pode fazer o dinheiro render mais, uma vez que os rendimentos financeiros estão normalmente atrelados ao fundo Selic.” – destaca o CEO da Gruppi Fernando Lamounier

Agora que você já entendeu como o consórcio é uma alternativa vantajosa em momentos de Selic alta, veja três maneiras inteligentes de aproveitar essa situação:

Planeje-se para o futuro

A alta da Selic valoriza bens como imóveis e veículos. Fazer um consórcio agora permite que você compre com poder de compra à vista no futuro, quando for contemplado.

Aproveite a valorização dos bens

Imóveis e veículos tendem a se valorizar ao longo do tempo. Com um consórcio, você garante um crédito que acompanhará essa valorização, permitindo que seu investimento tenha ainda mais retorno.

Invista sem comprometer seu orçamento

Diferente do financiamento, onde os juros aumentam as parcelas, o consórcio tem custos fixos e planejados, permitindo que você se organize financeiramente sem surpresas.A alta da Selic pode parecer um problema para quem deseja adquirir um bem, mas com estratégia e planejamento, ela pode ser uma oportunidade.

Se você quer fugir dos juros abusivos e investir de forma estratégica, clique aqui para simular seu consórcio com a Gruppi!

Leia também

Consorcie-se e tenha menos dívida...

Fazer um consórcio e ter menos dívidas são fatos intimamente ligados. Isto não é uma opinião, ...

Educação financeira: você se preocupa com seus gastos com lazer?...

Quando o assunto é dinheiro, todos nós sabemos onde o calo aperta. Mas e quando falamos de educaç...

Veja o que compõe a parcela do consórcio...

Uma das principais vantagens do consórcio é que não tem cobrança de juros em suas parcelas, exce...

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar