O planejamento para a aposentadoria tem se tornado cada vez mais frequente entre os brasileiros, que buscam alternativas para complementar a renda obtida por meio da previdência social. Neste sentido, uma opção eficiente, mas pouco explorada é a aposentadoria imobiliária.
As constantes crises econômicas, que fazem com que o custo de vida fique cada vez mais alto, são sentidas de maneira ainda mais intensa na velhice. Acontece que nesse período da vida é comum que os gastos com farmácia aumentem, devido a doenças típicas da idade. Além disso, o valor do plano de saúde tende a subir. Sem um planejamento prévio e um patrimônio em construção, a aposentadoria vira sinônimo de sufoco.
A boa notícia é que não precisa ser assim: por meio do consórcio é possível criar uma estratégia com foco em construir uma aposentadoria imobiliária. Neste artigo, vamos explorar como o consórcio de imóveis pode ser uma ferramenta valiosa para construir um patrimônio imobiliário e garantir uma fonte de renda extra durante a aposentadoria.
O que é Aposentadoria Imobiliária:
A aposentadoria imobiliária é uma estratégia inovadora que visa utilizar um patrimônio imobiliário como fonte de renda durante a aposentadoria. Em vez de depender apenas de aposentadorias tradicionais, como INSS, é possível contar com a valorização de imóveis próprios para garantir uma renda adicional. Essa estratégia oferece estabilidade financeira, além de ser uma forma segura de investir a longo prazo.
Embora o conceito da aposentadoria imobiliária seja recente, sua prática já é algo comum na sociedade: quem nunca ouviu falar em uma pessoa que tinha muitos imóveis de aluguel? Pode ser que você não conheça alguém assim, mas certamente já ouviu falar nem que seja em uma novela. No entanto, obter renda por meio do aluguel não é a única vantagem desse tipo de estratégia. Um outro aspecto muito positivo do investimento imobiliário é a construção de patrimônio para as gerações futuras, afinal o dinheiro no banco ou num investimento de alto risco pode até oscilar ao longo do tempo, mas os imóveis, se bem cuidados, ainda estarão de pé.
Como funciona o consórcio de imóveis
O consórcio de imóveis é uma modalidade de compra colaborativa por meio da qual um número determinado de participantes se une para formar uma poupança coletiva com a intenção de adquirir o crédito necessário para comprar casa, apartamento, imóvel comercial, imóvel rural, terreno, dentre outros bens da categoria imobiliária.
Os participantes contribuem com uma parcela mensal e são identificados por cotas individuais, formando um fundo comum utilizado para contemplar uma ou mais cotas do grupo, mediante sorteio ou lance. Vale lembrar que um mesmo participante pode adquirir mais de uma cota no mesmo grupo. Outro aspecto que merece ser mencionado é que o consórcio pode ser adquirido tanto por pessoas físicas, quanto por pessoas jurídicas.
O consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que fica responsável por autorizar as administradoras a fazer a abertura e a gestão dos grupos. As administradoras, no entanto, podem escolher fazer a comercialização das cotas ou terceirizá-las para representações de venda, como a Gruppi.
Dentro os principais diferenciais do consórcio em relação a outras maneiras de comprar um imóvel estão: ausência de juros, possibilidade de utilizar o FGTS como parte do pagamento e flexibilidade de uso do crédito após a contemplação.
Como o consórcio de imóveis pode ser usado para Aposentadoria Imobiliária
Agora que você já sabe o que é aposentadoria imobiliária e como o consórcio de imóveis funciona, é hora de entender por qual motivo fazer um consórcio é uma excelente opção para planejar a sua aposentadoria imobiliária.
O primeiro ponto a ser considerado é o fato de que por meio do consórcio é possível se programar para adquirir imóveis pagando valores menores do que em um financiamento. Outro aspecto interessante é que se você já possui um imóvel, pode alugá-lo e utilizar o valor recebido para pagar as mensalidades do consórcio, esse valores também podem ser utilizados em uma estratégia também, visando antecipar a contemplação. Isso pode se tornar um ciclo, de modo que a cada novo imóvel adquirido por meio do consórcio, você entrar em um novo grupo, pagar as mensalidades com o valor obtido do imóvel que comprou e assim por diante.
Se inscreva no botão abaixo e receba nossa newsletter para receber informação como essa direto da caixa do seu e-mail.